quarta-feira, 22 de abril de 2009

O projecto esperado por todos

“Uma obra do presente e virada para o futuro, um edifício de grande dignidade, para servir o poder local e acima de tudo para servir a população da freguesia. Uma obra que trás mais conforto, utilidade e acessibilidade, mas acima de tudo de grande solidariedade”, palavras ditas pelo Presidente da Junta de freguesia de Monteiras, Américo Ferreira, que inaugurou a infra-estrutura. Colmatando essa necessidade, depois de várias décadas de sucessivos adiamentos de construção do edifício. A obra vem pôr fim ás graves deficiências que se faziam sentir na antiga sede, esta com muitas limitações de espaço e conforto, sem condições de servir os habitantes da freguesia.


O executivo sentiu desde o início do seu mandato, a necessidade de reunir condições para dar um salto evolutivo, para que a freguesia recupere o tempo perdido, desenvolvendo sinergias conjuntas com a Câmara Municipal de Castro Daire e com as entidades governamentais.


Esteve presente na inauguração Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que elogiou o executivo da Junta de freguesia, pelo protocolo celebrado com a câmara, reivindicando sempre os recursos disponíveis a quem tem. Não esquecendo todas as pessoas envolvidas que tornaram possível a concretização do projecto, o executivo da Junta e também o apoio da Autarquia. Criticou os problemas da política do governo de não olhar para as freguesias, reivindicando que os recursos sejam colocados nos Municípios, mas mais ainda, coloca-los na malha fina da sociedade, nas freguesias onde se identificam os problemas, para que assim possam combater da melhor forma os tempos difíceis que estamos atravessar, enaltecendo que se trata de paz social e coesão social, apesar dos sinais que vem dos Estados Unidos, que a crise ainda se vão agravar por mais uns tempos em Portugal.

Referiu a inteligência do Município na celebração de protocolos com as juntas de freguesia, uma ideia muito inovadora, e que esta seja partilhada por outro Municípios.

Contudo, e apesar das dificuldades das autarquias de base, Armando Vieira mostrou a sua confiança na vitória relativamente à acção que a ANAFRE interpôs contra o Estado, por incumprimento da legislação na remuneração dos presidentes de junta que exercem a tempo inteiro.


A ideia de serviço de proximidade foi partilhada pela presidente do Município, Eulália Teixeira, tendo atenção do tempo, que o mundo não para e a necessidade de uma constante adaptação referindo-se as novas tecnologias da comunicação. Apesar dos recursos escassos ressaltou a frase “para mim o poder não é egoísmo é partilha, e sempre que colaboro com uma freguesia estou a dar mais condições as suas 202 aldeias”.


Elogiou ainda a nova ligação entre as Carvalhas e Colo do Pito, sendo um projecto estruturante não só para a ligação entre as duas aldeias, mas também o reforço da actividade agrícola na área abrangida pelo projecto.

1 comentário:

ALBERTO MONTEIRO disse...

Pois a população da Freguesia das Monteiras, gente boa e pacífica,foi merecedora desta obra´que
estava a fazer falta. Ago
ra, há que conservá-la.
Parabens.